sábado, 2 de julho de 2011

Como escolher o Creme de Hidratação




Hidratação - Como Saber qual produto escolher:

As fibras capilares externas, chamadas de cutículas, não precisam de uma quantidade demasiada de produto para que fiquem fechadas e saudáveis. O fato é que devemos utilizar o cosmético ideal para cada tipo e problema.

Pela diversidade de hidratantes que o mercado oferece, não se pode usar qualquer um, escolhendo-o apenas pelo perfume. O correto é observar no rótulo as indicações, essências e substâncias que ele contém. Existem cremes para cabelos secos, oleosos, cacheados, lisos e com processos químicos (coloridos, tintos e descoloridos) e conhecer algumas substâncias e suas propriedades ajuda na escolha certa:

- Colágeno: hormônio que proporciona elasticidade e maciez aos cabelos. Ideal para cabelos quebradiços e desvitalizados

- Aloevera: mais conhecido como babosa, trata a fibra capilar e serve como uma cola para os que têm ponta dupla. Ideal utilizar em cabelos secos e opacos.

- Manteiga de Karitê: tem a função de hidratar as madeixas quimicamente processadas, devolvendo o brilho e a maciez. Indicada para os afros, coloridos, descoloridos e fios que tenham passado por alisamentos (relaxamento, escovas progressiva e definitiva).

- Queratina: sua principal função é envolver o fio com uma película, tornando-o mais resistente, além de impedir que agentes externos o afetem. O importante é que antes da aplicação dessa proteína, a cabeleira esteja hidratada, para ser selado pela queratina. Sem um tratamento prévio, o resultado não será obtido. Indicado para todos os tipos de cabelos.

- Macadâmia: é uma noz que proporciona uma hidratação intensa e deve ser evitada por tipos normais e oleosos. Os secos e quimicamente tratados podem abusar de produtos com esse princípio ativo.

- Outra dica importante: após a hidratação, deve-se enxaguar os fios e aplicar o condicionador no comprimento.

E Atenção: O ideal é que seja feita a cada 15 dias. Mais do que isso pode prejudicar os fios.

2 comentários:

  1. Como médico dermatologista, tenho dificuldade de memorizar todos os nomes de produtos dermatocosméticos do mercado brasileiro. Para vocês terem uma idéia, já cataloguei 103 Fotoprotetores FPS 30. E ainda não terminei!! São centenas de produtos, de diferentes fabricantes, com diferentes indicações e apresentações.

    Criei então uma página apenas com estes produtos

    http://www.saudedireta.com.br/catalogo.php

    que pode ser consultada por qualquer pessoa. Pode-se escolher por nome, por fabricante, e por indicação. Todos os produtos foram criteriosamente selecionados, sob o ponto de vista dermatológico.

    Além disso, vocês podem selecionar um ou vários produtos e imprimir. Aqueles nomes complicados em francês e inglês agora não são mais problemas. Vocês também podem opinar sobre os produtos e dar nota para eles.

    ResponderExcluir